NOSSA HISTÓRIA

O PORTO das Caraíbas, no rio Balsas, era o ponto de melhor acesso às fazendas do município de Riachão. O contínuo movimento de viajantes despertou interesse pelo local, fazendo com que surgisse, ali pequena casa de comércio. Seguiram-se outras moradas, cobertas de palha.

Sabedor da existência do novo núcleo de população, para lá se deslocou o baiano Antônio Ferreira Jacobina, mercador de fumo nos sertões. Tomou-se líder da Povoação, a que denominou-se do povoado que, postioriomente elevado à categoria de Vila e à Cidade, com a mesma denominação.

Gentílico: balsense

Formação administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominaçào de Santo Antônio de Balsas, pela lei estadual nº 15, de 07-10-1892, desmembrado de Riachão. Sede na vila de Santo Antônio de Balsas. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1893.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Santo Antônio de Balsas, figura no município de Riachão. Elevado à condição de cidade com a denominação de Santo Antônio de Balsas, pela lei estadua nº 775, de 22-03-1918. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede. Pelo decreto-lei nº 820, de 30-12-1943, o município de Santo Antônio de Balsas passou a denominar-se simplesmente Balsas. Em divisão territoriais datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

Santo Antônio de Balsas para Balsas alterado, pela lei nº 820, de 30-12-1943.

Fonte:IBGE




HINO DA CIDADE


LEI DE CRIAÇÃO

MUNICÍPIO DE BALSAS

Lei nº 269 de 31 de Dezembro De 1948.

a) Limites Municipais:

1 – Com o Município de RIACHÃO:

Começa no divisor de águas Tocantins-Parnaíba, defronte à nascente principal do rio Manuel Alves Grande; segue pelo divisor de águas dos rios Manoel Alves e Balsas e em seguida, pela Serra do Gado Bravo até sua ponta norte, desta a ponta sul da serra Solteira, pela lombada desta até sua ponta norte e daí por um alinhamento reto á junção do Rio Maravilha e Ribeirão Corrente, este afluente da margem esquerda daquele; segue pelo talvegue do Ribeirão Corrente à montante, até o lugar denominado Bondade, à sua margem esquerda; daí segue por um alinhamento reto até o lugar do marco, na passagem Mato Sêco, à margem direita do Rio Cocal; daí segue por outro alinhamento reto, com a direção de nordeste, ao lugar do marco, a cabeceira do Ribeirão Terra Nova; continua por outro alinhamento reto, a passagem da estrada de Balsas para Fortaleza dos Nogueiras, no Rio Macapá; segue pelo rio Macapá à jusante até a foz do ribeirão do Mosquito, seu afluente da margem esquerda; daí segue por um alinhamento reto ao lugar do marco, à cabeceira mais alta do Rio Caitetu.

2 – Com o Município de SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS:

Começa no lugar do marco, defronte à cabeceira mais alto do Rio Correntão, no divisor Parnaíba - Balsas; segue à cabeceira do Rio Correntão e pelo talvegue deste rio à jusante, até sua barra à margem direita do Rio Balsinhas; e por este rio, a jusante, até sua foz, a margem direita do Rio Balsas; continua pelo curso deste rio, a jusante, até a foz do Rio Caititu; e pelo talvegue deste rio, a montante até sua cabeceira mais alta.

3 – Com o Município de ALTO PARNAÍBA:

Começa no divisor de águas Parnaíba - Balsas, na Serra Limpeza, defronte à cabeceira mais alta do Rio Correntão; segue pelo referido divisor de águas, localmente conhecido por Serra da Limpeza e mais para o sul, pela Serra do Penitente, e continua até seu entroncamento na chapada das Mangabeiras, divisor de águas dos rios Tocantins e Parnaíba.

4 – Com o ESTADO DE GOIÁS:

Começa no lugar do marco, onde o divisor de águas Parnaíba - Balsas entronca na chapada das Mangabeiras, divisor de águas dos Rios Tocantins e Parnaíba; segue por este divortium aquarium até o lugar do marco, defronte à cabeceira mais alta do Rio Manuel Alves Grande.

b) Divisas Interdistritais:

O Município constitui um só distrito.
 

 

Este texto não substitui o original publicado em imprensa oficial.



Receba nossa Newsletter Deixe seu nome e e-mail