Cultura

Festejo de Santo Antônio, padroeiro de Balsas, acontece este ano em clima de Centenário

O festejo de Santo Antônio, padroeiro de Balsas já é uma tradição e é considerada a maior festa religiosa do Sul do Maranhão. Este ano, a festa conta com uma ornamentação diferenciada alusiva aos cem anos da cidade querida. Feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social, a decoração traz um pouco da cultura nordestina com a história de Balsas.

O prefeito Dr. Erik Augusto ressaltou a importância da presença da Prefeitura de Balsas nesse momento de fé e devoção. “O centenário de uma cidade é um momento para se refletir sobre seu passado e fazer planos para o futuro. O festejo de Santo Antônio já é tradição e nós estamos aqui valorizando este momento especial, e nesse centenário a gente fez questão de registrar como sendo um grande evento transformador da nossa cultura”, disse Dr. Erik.

São treze noites de festejo com uma grande programação envolvendo toda a comunidade católica de Balsas. Marlene Garcez é devota de Santo Antônio e participa do festejo todos os anos, ela se diz emocionada com esse momento. “Estou encantada, pois nós já tivemos o primeiro momento no mês de março com as festividades do centenário da nossa cidade e agora aqui no festejo de Santo Antônio onde tudo está se renovando, remetendo se as nossas raízes. Visitando a vila centenária (ornamentação na entrada do festejo) nós balsenses só temos agradecer pelos anos de vida e por esse festejo tão participativo”, afirmou Marlene.

O Secretário Municipal de Cultura, Clério Nascimento também esteve prestigiando a festa destacou a presença da prefeitura e o apoio do poder público nesse momento de tradição em nossa cidade, “Este ano temos o festejo do centenário, o maior evento religioso do sul do maranhão, haja vista que a prefeitura com a sua participação está aqui trazendo um pouco da história de balsas e a gente espera que os romeiros, os visitantes tenham uma boa estadia em Balsas”, enfatizou o secretário.

Mais em Cultura