Prefeitura de Balsas promove Conferência Municipal de Assistência Social Publicada em 09/08/2017 16:17:55

A Prefeitura de Balsas promoveu nesta sexta-feira, (4), de agosto, a 10° Conferência Municipal de Assistência Social que este ano teve como tema a "Garantia de direitos no Fortalecimento do SUAS".  O evento aconteceu no Clube Recreativo Balsense e reuniu representantes de entidades voltadas para a ação social como o Conselho Tutelar, o Premevi, Criança Maravilha, CRAS, entre outros.

A Conferência de Assistência Social acontece de dois em dois anos em todos os municípios do Brasil e visa treinar os colaboradores da assistência social para melhor atender a população em seus projetos.

O tema desse ano foi voltado para o fortalecimento do SUAS, Sistema Único da Assistência Social, que possui programas e leis que garantem o melhor desempenho das atividades da ação social.

O prefeito Erik Augusto compareceu ao evento e disse estar satisfeito com a intensa participação da população, e que após a conferência, várias medidas da Secretaria de Desenvolvimento Social serão implementadas. "Após a conferência serão implementadas as diretorias, os delegados dos conselhos de assistência social, para fortalecer o trabalho junto a sociedade".

A conferencista Arlete Abreu, superintendente de gestão do SUAS, ressaltou a importância do município promover treinamentos de capacitação para os colaboradores. "A prefeitura de Balsas por meio do Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria de Desenvolvimento Social, é um gestão democrática participativa, onde na conferência nós reunimos todos os atores sociais, tanto governamentais quanto não-governamentais, entidades privadas também, e o SUAS é a  prerrogativa para trazermos o usuário do sistema para o centro do nosso debate" .

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Vivianne Coelho disse que os desafios da ação social em Balsas são muito grandes, mas que a atual gestão está empenhada em cumprir todas as determinações do Sistema Único de Assistência Social para garantir que os direitos de toda a rede sejam respeitados. "Os integrantes dos programas estão sendo treinados para melhor informar a população dos seus direitos, garantindo o bem-estar de todos".

Hyla Savir, coordenadora do Premevi - projeto social que atende mais de 200 crianças - destacou a relevância desta conferência para Balsas, com o intuito de preparar os funcionários para melhor atender a população balsense, principalmente as crianças.  "As crianças têm diretor guardados pela lei, mas também por cada um de nós que trabalhamos com elas, por isso temos que formar laços para que o todo sistema funcione bem, garantindo o direito da criança e do adolescente."