Social

Prefeitura de Balsas realiza II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Publicada em 09/10/2017 18:18:42

A prefeitura de Balsas realizou nesta segunda-feira (09) a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que teve como tema “Comida de verdade no campo e na cidade”. A conferência teve o objetivo de começar a estruturação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, e também iniciar o processo de adesão do município até a etapa estadual em fevereiro de 2018.

O prefeito de Balsas Dr Erik afirmou que tem o sonho de trazer para a cidade um restaurante popular e que inclusive já falou com o governador do Maranhão, Flavio Dino, e que ele demonstrou interesse em ajudar. “Estamos realizando a segunda conferência municipal para que o município de Balsas possa aderir ao sistema de segurança alimentar e nutricional e dessa forma trazermos o PAA que é Programa de Aquisição de Alimentos, tanto na área do leite como em outras áreas. Estamos também oficializando umas medidas necessárias para a criação de um restaurante popular quando isso for possível, e tudo isso tem que ficar regularizado e regulamentado junto aos ministérios e estamos fazendo os trabalhos para que a prefeitura de Balsas fique regularizada com relação ao PENAI que é aquisição dos alimentos dos pequenos produtores rurais e esses alimentos são destinados a merenda escolar”, explicou Dr. Erik.

Para Dra. Viviane Coelho, secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, com a adesão ao SISAN, o município poderá ter outros incentivos do governo em vários programas. "O objetivo dessa conferência é a ficarmos credenciados para aderir ao SISAN e com isso poder ter mais incentivos do governo, o PAA do leite, o PENAI da educação, e inclusive vamos poder fazer um projeto de um restaurante popular que é um dos planos do prefeito Dr. Erik”, afirmou Dra. Viviane.

Na ocasião estiveram presentes vários pequenos produtores de Balsas e região como Lucas Rodrigues de Sousa, horticultor, para quem “esse é mais um incentivo para o pequeno produtor para trabalhar mais e melhor e ter um produto de maior qualidade”.

O secretário de Educação de Balsas Márcio Rêgo também falou da importância dessa conferência para a comunidade e das vantagens que esse aprendizado traz para toda a região. “A alimentação é baseada principalmente em produtos naturais e saudáveis e isso tem várias vantagens. Então a gente apresenta um cardápio diferente para as nossas crianças e nossos jovens, um cardápio baseado em produtos que são cultivados aqui na nossa região e isso tem outra qualidade que é favorecer o pequeno produtor, a agricultura familiar, fomentando a atividade econômica do município”, afirmou.

O palestrante da conferência, Miercio Robert destacou as vantagens que o município terá aderindo ao SISAN. “Essa conferência é de fundamental importância para o município no momento em que a prefeitura aderir o sistema de segurança alimentar já temos aqui produtores que já vendem seus produtos para alimentação escolar e produtos de qualidade como a polpa, por exemplo, e a partir dessa conferência, o município vai aderir ao SISAN, vai participar da adesão a nível nacional e garantir mais recursos para segurança alimentar no âmbito do munícipio de Balsas e melhorar a qualidade de vida das nossas famílias”, disse Miercio.

Mais em Social


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!